Ansiedade Sexual, o que é?
Acredito que o termo ansiedade seja familiar a você. Mas você já ouviu falar sobre a ansiedade sexual?
A ansiedade é um sentimento semelhante ao medo, mas surge sem haver uma fonte real de perigo. Os sintomas – como sudorese, preocupações excessivas, constrangimentos, inseguranças, palpitações, dores no corpo, insônia, dificuldades sexuais e relacionais, dentre outros – emergem com eventos rotineiros como sendo extremamente ameaçadores. A ansiedade é uma emoção vivenciada por quase todas as pessoas, em pelo menos algum momento de sua vida. Pode vir a ser um transtorno de ansiedade a depender da intensidade, do tempo e do sofrimento.
Já a ansiedade sexual é o sentir-se preocupada(o) e receosa(o) no campo sexual. Seja numa nova experiência ou até mesmo em relacionamentos a médio e longo prazo. Mas saiba que a ansiedade pode afetar todas as pessoas, mas nem todas as pessoas ansiosas serão afetadas pela ansiedade sexual de forma a ter sua resposta sexual inibida. Como assim? Explico, na hora do sexo vale a presença de suas emoções positivas, como desejo, prazer, intimidade e não apenas a presença das emoções negativas, como a ansiedade, a vergonha, a preocupação.
Duas situações podem ativar emoções negativas no sexo: problemas de autoimagem corporal e ansiedade de desempenho. Sendo a dificuldade com autoimagem corporal mais evidente nas mulheres, devido à cultura do culto ao corpo. E o desempenho sexual, que é o sentimento de inadequação na cama. É sobre performance e pode interferir na vida sexual independente de gênero.
Veja que não é a ansiedade por si só que vai interferir na sua vida sexual, mas sim a forma como você lida com ela e ainda o contexto, crenças e valores.
E sugiro que você observe se está se tornando expectador(a) da sua relação sexual. Se sim, cuidado, ficar se automonitorando e não se envolver na experiência erótica durante o sexo pode sim atrapalhar o seu prazer.
--
Carol Indica:
Coluna escrita por mim no Diversa+ em 19.10.2022
Você já sofreu de ansiedade sexual? Veja os sintomas e como reverter
Seriado Sense 8
Livro:
Não acredite em tudo que você sente
Robert Leahy
Comments