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Foto do escritorCarolina Freitas

Comunicação Não-Violenta

É importante saber que todo e qualquer comportamento é comunicação!




A comunicação não-violenta é uma habilidade, que pode ser aprendida, essencial para todas as suas relações. Foi criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, na década de 1960. Ele estudava o comportamento humano violento, em diversos contextos sociais. E, com o intuito de construir uma cultura de paz e um mundo mais justo e a partir de observações nas aços de líderes como Martin Luther King Jr e Gandhi ele nos brinda com a Comunicação Não-Violenta (CNV).


A CNV é então uma técnica baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação da forma como cada um se expressa e escuta os demais. Seu objetivo é o de mudar as reações repetitivas e automáticas por respostas conscientes, honestas e nítidas. E sua metodologia é voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência.


O pilar da CNV é a Empatia.


A empatia é estabelecida quando estamos presentes e conectados ao momento e criamos como outro um canal de comunicação no qual se ouve, vê e sente o que de fato está acontecendo. É importante a criação de uma atmosfera de confiança mútua. Logo, é preciso aprender a ter uma escuta ativa e acolher na comunicação.


O que é a Escuta ativa?

  • Apreender e compreender conteúdos e sentimentos;

  • Responder aos sentimentos expressos;

  • Aceitar as expressões e sentimentos, tanto positivos como negativos;

  • Sem julgamentos;

  • Estar atendo(a) a linguagem não-verbal


O que é Acolher?

  • Ter e demonstrar disponibilidade e cuidado

  • Ter atenção à Linguagem não verbal: Contato visual, Postura corporal, Colocação e tom de voz.



Sugestões da CNV de como melhorar a sua comunicação:

  1. Olhe para seu interlocutor(a)

  2. Regule as emoções

  3. Faça-se entender

  4. Envolva seu corpo na conversa

  5. Não interrompa

  6. Fique atento ao contexto da conversa para não se ater a frases desconectadas do todo

  7. Estabeleça conexão

  8. Crie uma atmosfera de confiança mútua.



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